Cultura de Paz

Criemos uma nova civilização
com base na Cultura de Paz

(...) Cabe a nós construirmos um mundo sem guerras. Cada um deve se perguntar se é meramente uma tarefa impossível, ou se deve continuar a desafiar, mesmo em meio às maiores dificuldades – todo o destino do século XXI depende desta decisão." (Daisaku Ikeda, fragmento do ensaio: "Pensamentos sobre a paz")

Conforme expressa na frase acima, Daisaku Ikeda é um ativista que busca, em todas as suas ações, promover a ideia de um mundo sem guerras, baseado na construção de uma paz perene. Embora pareça utópica a princípio, ele lidera um movimento popular composto por mais de 12 milhões de pessoas espalhadas em cerca de 200 países e territórios que acreditam na possibilidade de uma paz perene. Uma paz que parta de cada ser humano. Uma paz que seja o pilar de uma civilização edificada a partir do humanismo e do altruísmo.

Suas propostas anuais – desde 1978 – tornaram-se referência para dezenas de pensadores em todo o mundo que, assim como Ikeda, acreditam na possibilidade de uma paz perene, baseada na "reforma" do ser humano. Conforme suas próprias palavras expressas na proposta de paz de 2011, "amplo futuro de ilimitada energia, esperança, coragem e sabedoria abre-se diante de nós quando atendemos ao chamado para ampliar nosso infinito potencial humano".

É essa a sua convicção. E a de todos os mais de 12 milhões de associados da SGI ao redor do globo.

A SGI e a Soka Gakkai são oficialmente registradas como organizações não-governamentais (ONGs) no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR), no Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (UNDPI) e na Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Abaixo encontram-se as propostas de paz de Daisaku Ikeda, a partir de 2005, disponíveis para download:

Associação Brasil SGI

© Associação Brasil SGI - Todos os direitos reservados